domingo, 1 de janeiro de 2017

Questões Comentadas (Tema: condições éticas e técnicas do exercício profissional do assistente social)


QUESTÕES COMENTADAS

Questões da Resolução n° 493 do CFESS




FAUEL - 2016 -Assistente Social- CISMEPAR - PR

1-A RESOLUÇÃO CFESS nº 493/2006 dispõe sobre as condições éticas e técnicas do exercício profissional do assistente social. Tomando-a por base, é correto afirmar que:


a) É condição essencial, portanto obrigatória, para a realização e execução de qualquer atendimento ao usuário do Serviço Social a existência de espaço físico, nas seguintes condições: iluminação adequada ao trabalho diurno e noturno, conforme a organização institucional; recursos que garantam a privacidade do usuário naquilo que for revelado durante o processo de intervenção profissional; ventilação adequada a atendimentos breves ou demorados e com portas fechadas e espaço adequado para colocação de arquivos para a adequada guarda de material técnico de caráter reservado.
b) O atendimento efetuado pelo assistente social deve ser feito com portas fechadas, de forma a garantir o sigilo. O material técnico utilizado e produzido no atendimento é de caráter reservado, sendo seu uso e acesso restrito aos profissionais de todas as categorias desde que atuante no mesmo setor. O arquivo do material técnico, utilizado pelo assistente social, poderá estar em outro espaço físico.
c) O assistente social deve comentar informalmente à entidade, instituição ou órgão que trabalha ou presta serviços, sob qualquer modalidade, acerca das inadequações constatadas por este, quanto às condições éticas, físicas e técnicas do exercício profissional, sugerindo alternativas para melhoria dos serviços prestados.
d) Realizada visita de fiscalização pelo CRESS - Conselho Regional de Serviço Social competente, através de agente fiscal ou Conselheiro, e verificado o descumprimento do disposto na presente Resolução a Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho Regional, a vista das informações contidas no Termo de Fiscalização ou no documento encaminhado pelo próprio assistente social, notificará o representante legal ou responsável pela pessoa jurídica e o assistente social, para que em prazo determinado regularize a situação.

Gabarito da Questão 01

A questão menciona os artigos n° 1, 2 3 e 4, colocaremos aqui os artigos assim como estão na resolução para facilitar o seu entendimento:

Art. 1º - É condição essencial, portanto obrigatória, para a realização e execução de qualquer atendimento ao usuário do Serviço Social a existência de espaço físico, nas condições que esta Resolução estabelecer.
Art. 2º - O local de atendimento destinado ao assistente social deve ser dotado de espaço suficiente, para abordagens individuais ou coletivas, conforme as características dos serviços prestados, e deve possuir e garantir as seguintes características físicas:
a- iluminação adequada ao trabalho diurno e noturno, conforme a organização institucional;
b- recursos que garantam a privacidade do usuário naquilo que for revelado durante o processo de intervenção profissional;
c- ventilação adequada a atendimentos breves ou demorados e com portas fechadas
d- espaço adequado para colocação de arquivos para a adequada guarda de material técnico de caráter reservado.

Art. 3º - O atendimento efetuado pelo assistente social deve ser feito com portas fechadas, de forma a garantir o sigilo.

Art. 4º - O material técnico utilizado e produzido no atendimento é de caráter reservado, sendo seu uso e acesso restrito aos assistentes sociais.

Assim percebe-se que a alternativa A está totalmente correta.

Erro das demais alternativas:

B- De acordo com o artigo n° 4 da resolução ao acesso ao material é restrito ao assistente social, assim a questão erra ao afirmar que outros profissionais podem ter acesso a ele.
C- De acordo com o artigo n° 7 o assistente informa a instituições as inadequações que existem nela por ESCRITO e não informalmente como menciona a questão;
D- A alternativa D tem apenas um pequeno erro, o concurseiro desatento erraria essa questão, observe:

  • A questão afirma que: “Realizada visita de fiscalização pelo CRESS - Conselho Regional de Serviço Social competente, através de agente fiscal ou Conselheiro, e verificado o descumprimento do disposto na presente Resolução a Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho Regional, a vista das informações contidas no Termo de Fiscalização ou no documento encaminhado pelo próprio assistente social, notificará o representante legal ou responsável pela pessoa jurídica e o assistente social, para que em prazo determinado regularize a situação”
  • A resolução em seu artigo n° 8 afirma que :Realizada visita de fiscalização pelo CRESS competente, através de agente fiscal ou Conselheiro, e verificado o descumprimento do disposto na presente Resolução a Comissão de Orientação e Fiscalização do Conselho Regional, a vista das informações contidas no Termo de Fiscalização ou no documento encaminhado pelo próprio assistente social, notificará o representante legal ou responsável pela pessoa jurídica, para que em prazo determinado regularize a situação.

Percebeu concurseiro de serviço social que foi citado “assistente social” onde não deveria? Pois é apenas esse o erro da questão, portanto bastante atenção pois as questões de concurso costumam ter esse tipo de pegadinha!!!





MPE-SE-Assistente Social-FCC-2009
O Conselho Federal de Serviço Social − CFESS, na sua Resolução no 493/06, dispõe que o local de atendimento destinado ao Assistente Social deve ser dotado de espaço suficiente para abordagens individuais ou coletivas, conforme características dos serviços prestados, e possuir ESSENCIALMENTE,


(A) conforto acústico adequado ao atendimento breve com portas fechadas.
(B) recursos que garantam a privacidade do usuário naquilo que for revelado durante o processo de intervenção profissional.
(C) local adequado para colocação de arquivos para guarda de material.
(D) iluminação adequada ao trabalho diurno, conforme a organização empresarial.
(E) grandes áreas verdes, conforto térmico e ser próximo à instituição.


Resposta da Questão 02
A alternativa correta é a B. O artigo n° da resolução afirma que : O local de atendimento destinado ao assistente social deve ser dotado de espaço suficiente, para abordagens individuais ou coletivas, conforme as características dos serviços prestados, e deve possuir e garantir as seguintes características físicas:
a- iluminação adequada ao trabalho diurno e noturno, conforme a organização institucional;
b- recursos que garantam a privacidade do usuário naquilo que for revelado durante o processo de intervenção profissional-(Perceba que a alternativa B refere-se a esse ponto do artigo).
c- ventilação adequada a atendimentos breves ou demorados e com portas fechadas d- espaço adequado para colocação de arquivos para a adequada guarda de material técnico de caráter reservado.

Erro das demais alternativas:
A- Ela está errada pois a resolução não menciona “conforto acústico”.
C- Ela está errada pois o local adequado para guardar arquivo é quando se trata do material sigiloso e não de qualquer arquivo, como a questão não menciona o caráter reservado do arquivo, ela torna-se errada.
D- Ela está errada poisa iluminação deve ser para os trabalhos diurnos e noturnos e a resolução também não menciona que é conforme a organização empresarial.
E- A resolução não menciona que se deve ter grandes áreas verdes, conforto térmico e ser próximo à instituição, por isso essa    alternativa está errada.

IADES - 2016 - CRESS-MG - Agente Fiscal - Assistente Social



3-Com base na Resolução do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) no 493/2006, é responsabilidade do(a) assistente social informar, por escrito, a instituição ou o órgão que presta os serviços acerca das inadequações quanto às condições
(A) éticas do exercício profissional, apenas.
(B) éticas, físicas e técnicas do exercício profissional.
(C) éticas e físicas do exercício profissional, somente.
(D) físicas do exercício profissional, e as condições técnicas cabe à fiscalização do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS).
(E) éticas e técnicas do exercício profissional, apenas.




Resposta da Questão 03

A alternativa correta é B. A questão menciona o que está no artigo n° 7 da resolução 493 do CFESS, segundo esse artigo “O assistente social deve informar por escrito à entidade, instituição ou órgão que trabalha ou presta serviços, sob qualquer modalidade, acerca das inadequações constatadas por este, quanto as condições éticas, físicas e técnicas do exercício profissional, sugerindo alternativas para melhoria dos serviços prestados”





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Abordagem dos diferentes autores
1-José Paulo Netto
2-Marilda Iamamoto
3-Esquema da Questão Social baseado em Iamamoto
4-Maria Carmelita Yazbeck
5-Ana Elizabete Mota
6-Robert Castel
7-Pierre Rosavallon
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2-Ethos Profissional (BARROCO)
3-Natureza da ética profissional (BARROCO)
4-Projetos Coletivos: Projetos profissionais, Projetos societários
5-Histórico do Projeto Ético-político
  • Congresso da Virada em 1979
  • Revisão Curricular de 1982
  • Código de Ética de 1986
  • Código de Ética de 1993
6-Questões Comentadas das bancas:
  • Cespe UNB
  • FGV
7- Estrutura Básica do projeto ético-político
  • Núcleo
  • Dimensão Política
  • Usuários
8- Questões Comentadas das bancas:
  • Cespe/UNB
  • COPESE
9-Projeto ético-político
10-Componentes que materializam o projeto ético-político (BRAZ)
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12-Dimensão político-organizativa da profissão:
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14- Questões comentadas das bancas:
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INSTRUMENTALIDADE NO SERVIÇO SOCIAL
E INSTRUMENTAL TÉCNICO DO SERVIÇO SOCIAL

  1. Instrumentalidade No Serviço Social segundo Yolanda Guerra;
  2. Dimensões de Serviço Social;
  3. Diferença entre Instrumentalidade, Instrumental e Instrumentos
  4. Instrumental Técnicos Operativo do Serviço Social
  5. Instrumentos Diretos e Indiretos
  6. Instrumentos de Trabalho do Assistente Social
  • Estudo Social;
  • Perícia Social;
  • Laudo Social;
  • Parecer Social;
  • Relatório Social;
  • Entrevista Individual e Coletiva;
  • Visita Domiciliar;
  • Visita Institucional;
  • Dinâmica de Grupo
  • Reunião;
  • Ata de Reunião;
  • Observação Participante;
  • Mobilização de Comunidade;
  • Diário de Campo;
  • Livro de Registro;
  • Questões sobre Instrumentalidade, Instrumental e Instrumentos;
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CÓDIGO DE ÉTICA DO ASSISTENTE SOCIAL PARA CONCURSOS

  1. Trajetória Histórica do Código de Ética do Assistente Social
  • Código de Ética de 1947
  • Código de Ética de 1965
  • Código de Ética de 1975
  • Código de Ética de 1986
  • Código de Ética de 1993
  • Mudanças inseridas no código de ética pela resolução n° 594 do CFESS;
    2. Princípios Fundamentais do Código de Ética Comentado
    3.Competências do CFESS e do CRESS
    4.Direitos, Deveres e Vedações Gerais dos Assistentes Sociais
    5-Relações dos Assistentes Sociais com:
  • Relação dos Assistentes Sociais com os Usuários: Deveres e Vedações;
  • Relação dos Assistentes Sociais com as Instituições Empregadora: Direitos, Deveres e Vedações;
  • Relação dos Assistentes Sociais com outros profissionais: Deveres e Vedações;
  • Relação dos Assistentes Sociais com as Entidades da Categoria e demais organizações da Sociedade Civil: Direitos, Deveres e Vedações;
  • Sigilo Profissional;
  • Relação do Assistente Social com a Justiça: Deveres e Vedações;
    6.Penalidades impostas pelo Código de ética;
  • Suspensão da penalidade;
  • Antecedentes Profissionais;
  • Advertência Reservada;
  • Advertência Pública;
  • Multa;
  • Prazo Prescricional
    7.Questões de Concursos

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Resumão de Avaliação e Planejamento Social


1. Planejamento e Avaliação nas competências e atribuições Profissionais
2. Planejamento: Definição (Autores Myriam Veras Baptista , Matus)
3. Dimensões do Planejamento:
* Dimensão Racional;
*Dimensão Valorativa;
*Dimensão Política
*Dimensão Técnico-Administrativa
4. Planejamento: Fases metodológicas
*Reflexão
*Decisão
*Ação
*Retomada de Reflexão
5. Planificação
*Plano
*Programa
*Projeto
6-O Planejamento como processo político
*Equacionamento
*Decisão
*Operacionalização
*Ação
7-Aprendendo o que Implementar e Implantar
8. Noções de Eficiência, Eficácia e Efetividade
9-Planejamento Estratégico;
*Momento Explicativo
*Momento Normativo
*Momento Estratégico
*Momento Tático Operacional
10-Planejamento Estratégico Situacional
11-Avaliação de Políticas Sociais
8. Histórico da Avaliação de Políticas Sociais
9. Definição a Avaliação de Políticas Sociais
10. Metodologia a Avaliação de Políticas Sociais
11. Critérios de Avaliação
*eficiência
*impacto
*sustentabilidade
*eficácia
*analise de custo-efetividade
*satisfação dos beneficiários
*equidade
12. Modalidades de Avaliação
*Avaliação de Políticas
*Analise de Políticas
*Avaliação de Políticas Públicas
13. Avaliação X Pesquisa
*Dimensões da Avaliação Para Farias
1-Metodológico
2-Finalidade
3-Papel
14. Tipos de Avaliação
*Avaliação de Processo
*Avaliação de Metas e Resultados
*Avaliação de relação custo/benefício e/ou custo/resultado.
* Avaliação de Meta
*Avaliação de Impacto
*Avaliação de Processos
*Avaliação de Eficiência
*Avaliação de Eficácia
*Avaliação de Efetividade
*Avaliação de Ex-Ante
*Avaliação Ex-post
15. Avaliação Participativa
16. Indicadores Sociais
17. Monitoramento
18- (60 Questões Comentadas )
150-(150 Questões Gabaritadas )


Material 14

R$15,00

Política Social

1. Concepção de Estado
*Estado Liberal;
*Contribuição de Behring e Boschetti sobre o Estado Liberal;
*Elementos do Liberalismo
*Estado Social;
*Diferença do Estado Social para o Estado Liberal;
*Estado Neoliberal;
*Oposição Estado Social X Estado Neoliberal;

2. Política Social e Serviço Social

*Relação do Serviço Social com a Política Social
*Diretrizes Curriculares do Serviço Social e Política Social
*Política Social como Mediação;

3. Política Pública x Política Social
*Definição de Política Social
*Definição de Política Pública
*Política Distributiva
* Políticas Redistributivas
*Políticas Compensatórias;
*Políticas Emancipatórias;
*Políticas Universais;
*Políticas Focalizadas;

4. Contexto Mundial das Políticas Sociais
*Contribuições de Castel sobre o contexto das politicas sociais;
*Contribuição de Behring e Boschetti sobre o contexto das políticas sociais;
*Trajetória histórica das legislações;
*Leis inglesas desenvolvidas no período anterior a Revolução Industrial;
*Elementos que segundo Pierson (1991) ajudam a demarcar a emergência das políticas sociais;
*Motivos para crise do pensamento liberal;
*Keynesianismo;
*Welfare State;
*Princípios que estruturam o Welfare State;
*Condicionantes estruturais do Welfare State;
*Tipos de Welfare State para Esping-Andersen;
*Tipos de Welfare State Titmus;
*Crise do Welfare State;
5.Contexto Nacional
*política social no Brasil para Behring e Boschetti;
*Contexto histórico das legislações no Brasil;
*Welfare State no Brasil;
*Modelo Bismarckiano e Beveridgiano;


6. Políticas Setoriais e Políticas Transversais
*Política Social;
*Políticas de Proteção Social
*Políticas de Promoção Social;
*Política da Pessoal com Deficiência;
*Política Para Criança e Adolescente;
*Política Para Juventude;
*Política Para Idoso
*Políticas Para Mulheres;
*Política de Seguridade Social;
*Política de Educação;
*Política de Habitação;
7-Questões Comentadas (55 QUESTÕES COMENTADAS)
8-QUESTÕES GABARITADAS (145 QUESTÕES GABARITADAS)

Como comprar esse material???

Todo material mencionado acima é em formato PDF e é enviado ao e-mail do comprador após ele efetuar o pagamento e nos enviar o comprovante via WhatsApp ou via e-mail. Então para comprar siga os seguintes procedimentos:

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